
Rio de Janeiro, 13 fev (Lusa) – A presidente do Brasil garantiu hoje que a epidemia de Zika que afeta o país “não compromete a realização dos Jogos Olímpicos” do Rio de Janeiro, em agosto, e apelou aos brasileiros para lutarem contra os mosquitos transmissores do vírus.
“Nós conseguiremos, até aos Jogos Olímpicos, ter um sucesso bastante considerável nesse extermínio dos mosquitos. Agora, precisamos de vocês [da população]. Essa é uma obrigação do prefeito, do governador e minha. Agora, nós também apelamos à consciência de cada um dos cariocas, homens, mulheres, crianças, para que nos ajudem nessa função”, disse Dilma Rousseff, numa visita a um subúrbio do Rio de Janeiro, no âmbito de uma campanha de sensibilização contra o Zika.
Esta mobilização nacional envolve 220 mil militares e profissionais de saúde em todo o país para combater a proliferação dos focos do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor dos vírus zika, da dengue e da chikungunya. Os agentes e membros das forças armadas estão nas ruas para orientar a população em 353 municípios, além de distribuir cerca de quatro milhões de panfletos informativos sobre prevenção e as maneiras de eliminar os focos do mosquito.