WYNNE CONVOCA A ELEIÇÃO PARCIAL PROVINCIAL EM SUDBURY PARA 5 DE FEVEREIRO

Foto de arquivo. (The Canadian Press/Chris Young)
Foto de arquivo. (The Canadian Press/Chris Young)
Foto de arquivo. (The Canadian Press/Chris Young)
Foto de arquivo.
(The Canadian Press/Chris Young)

A primeira-ministra Kathleen Wynne convocou o ato eleitoral para 5 de fevereiro para substituir um Novo Democrata que se demitiu, depois de apenas cinco meses no cargo, noticiou a Canadian Press.

A corrida eleitoral levou já a uma cisão na fileira Liberal em Sudbury, depois que o candidato do partido nas eleições gerais de junho do ano passado, Andrew Oliver, disse que ele foi convidado por Wynne a se afastar, porque ela tinha um outro candidato em mente.

Wynne explicou que ela abordou Olivier para o informar que eles tinham um outro candidato já preparado – os liberais convenceram o deputado Novo Democrata, Glenn Thibeault, a sair do NDP e concorrer pelos liberais do Ontário – mas negou que tenham sido feitas quaisquer “ofertas especiais” a Olivier.

Olivier anunciou esta semana que iria concorrer na eleição parcial como um candidato independente.

Olivier terminou em segundo lugar na eleição de 12 de junho, 980 votos atrás do Novo Democrata Joe Cimino, que surpreendeu os apoiantes ao renunciar ao cargo por motivos pessoais, após apenas cinco meses como um membro do parlamento provincial (MPP).

Entretanto, quatro pessoas estão definidas para buscar a nomeação do NDP no domingo.

Além de Olivier e Thibeault, a pessoa selecionada pelo NDP estará a desafiar a candidata Progressista Conservadora Paula Peroni, que terminou num distante terceiro lugar na eleição geral de junho e o professor David Robinson, que está a concorrer pelo Partido “Os Verdes”.