Viva a lusofonia!

Correio da Manhã Canadá

Se procuramos pela palavra lusofonia no dicionário, os resultados são diversos. A palavra pode referir-se ao “conjunto político-cultural dos falantes de português”, à “divulgação da língua portuguesa no mundo” ou à “condição de quem tem o português como língua oficial ou dominante”.

Tendo em conta a etimologia da palavra, o Lusofonia Festival, que anualmente decorre no Gage Park, em Brampton, não poderia ter escolhido um nome melhor. Dedicado não só aos portugueses – mas à comunidade de língua portuguesa como um todo – o evento visa precisamente promover e divulgar a cultura de quem fala português, abarcando brasileiros, angolanos, timorenses, e todos os que encontram na lusofonia uma identidade.

No evento, a promoção da cultura lusófona é feita de diversas formas, nomeadamente através da música, da dança, da gastronomia ou do artesanato. Por outro lado, a iniciativa é também um espaço para dinamizar negócios. Ingredientes que, claro, marcaram presença no festival deste ano, que decorreu de 2 a 4 de junho, e foi um verdadeiro sucesso!

Da edição de 2023, importa destacar não só os artistas locais que assim tiveram a oportunidade de mostrar o seu talento – bem como as três atrações que vieram de Portugal, nomeadamente ‘o senhor das vozes’ Fernando Pereira, a icónica Banda Santamaria, e Rodrigo Leal, que fez um tributo ao pai, o eterno Roberto Leal. Sem esquecer os ranchos folclóricos que muito agradam aos açorianos que escolheram viver no Canadá, sem nunca se esquecerem de casa.

É com grande alegria que constatamos que, apesar dos muitos desafios decorrentes da organização de um evento gratuito desta dimensão, o festival tem vindo a crescer a cada ano, com o orgulhoso apoio do Correio da Manhã Canadá e da CMCTV.

O sucesso do festival revela não só que a lusofonia se mantém viva e vibrante no Canadá, mas também que a inclusão e o espírito de comunidade continuam a ser valorizados no país. Aspetos que andam de mãos dadas com a diversidade e multiculturalismo que tanto caracterizam o Canadá, onde as mais variadas comunidades imigrantes convivem, enriquecendo-se mutuamente.

Por tudo isto, deixamos um forte agradecimento a todos os que contribuem para que este festival se realize todos os anos. Viva a lusofonia!