Vila de Lytton maioritariamente destruída pelo fogo

Foto: Egor Vikhrev/Unsplash
Foto: Egor Vikhrev/Unsplash

A maioria da área da vila de Lytton, em British Columbia, ficou destruída pela onda de fogos. Segundo as autoridades da região, alguns residentes estão desaparecidos. O Governo provincial de British Columbia já veio prometer a reconstrução da vila.

São notícias devastadoras para a comunidade da vila de Lytton, na província de British Columbia. A onda de fogos que se espalharam por várias zonas da região, dizimaram a maior parte da vila.

De acordo o ministro de Segurança Pública, Mike Farnworth, há relatos de que a maioria das casas e estruturas em Lytton, assim como o centro de ambulâncias e o destacamento da RCMP, foram totalmente destruídos. Além disso, acrescentou que não foi possível contabilizar alguns residentes e a localização destes está a ser investigada pela RCMP. Segundo o ministro de Segurança Pública, pelo menos mil pessoas foram evacuadas de Lytton e arredores.

O premier de British Columbia, John Horgan, disse que a causa do incêndio, que ao segundo dia de julho já se encontrava espalhado por 9 mil hectares, tem estado sob investigação. O premier garante que assim que o fogo se dissipar, a vila vai ser reconstruída e que vai ser dado apoio aos que estão em centros de emergência em toda a região.

Tanto o premier como o ministro de Segurança Pública disseram que falaram com o Governo federal sobre apoio adicional, que inclui o envio de militares motivado pelo rápido aumento dos novos incêndios florestais na província.

Farnworth disse que não descartava a implementação de um novo estado de emergência provincial, poucos dias depois de ser declarado o fim do estado de emergência mais longo da província.

O ministro disse, ainda, que os evacuados de Lytton foram amplamente dispersos e que centros de receção de emergência foram instalados em diversas zonas da região, e com mais a caminho.

Vários outros incêndios florestais fora de controlo no interior da região sul também tiveram um crescimento explosivo desde quarta-feira. O incêndio em MacKay Creek, por exemplo, cresceu para cerca de 15 mil hectares, ao passo que o incêndio no Lago Sparks cresceu para 20 mil.

Muitos outros grandes incêndios têm vindo a queimar o centro e o nordeste de British Columbia, e a província também viu tempestades e raios na noite de quarta-feira.

A maior parte da região estava sob uma classificação de risco de incêndio extremo no Canada Day, ao mesmo tempo que tem vindo a sentir os efeitos de uma longa onda de calor sem precedentes no início da estação de verão.

Esses eventos de calor extremo estabeleceram novos recordes de temperaturas em toda a província.