VIGÍLIA POR MARIELLE FRANCO

Vereadora assassinada foi homenageada em Toronto

A morte da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro na semana passada gerou protestos não apenas no Brasil, mas em diversos países. Na tarde do passado domingo, a comunidade residente em Toronto fez uma vigília em frente ao City Hall. “Marielle presente” – o grito de protesto que se espalhou pelo Brasil e outros países estava em diversos cartazes. Fotos da vereadora do Psol e pedidos de justiça não faltaram à vigília que foi convocada nas redes sociais.

Durante o evento, várias pessoas puderam expressar-se sobre a indignação contra a execução da política e a violência que tanto assusta os brasileiros. Alguns manisfestaram-se em português, outros, preferiram o inglês para explicar o motivo do protesto.

Marielle Franco foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro. Moradora da favela da Maré, defendia os direitos humanos e denunciou abusos na intervenção militar no Rio de Janeiro pouco antes de ser assassinada juntamente com o motorista Anderson Pedro Gomes. A morte dela gerou diversos protestos em apoio e honra de sua memória, mas também reações contrárias de extremistas da direita que usaram as redes sociais para dizer que ela mereceu ser assassinada.

O presidente Michel Temer disponilizou a polícia federal para as investigações e já se sabe que as balas usadas no crime foram desviadas da própria PF.