VEREADORES VOTAM PELA REDUÇÃO DOS LIMITES DE VELOCIDADE PARA 30 QUILÓMETROS/HORA

VEREADORES VOTAM PELA REDUÇÃO DOS LIMITES DE VELOCIDADE PARA 30 QUILÓMETROS/HORAUm grupo de vereadores municipais votou pela redução do limite de velocidade nas estradas residenciais em East York e centro de Toronto, de 40 quilómetros por hora para 30 km/h, noticiou a CTV News.

A votação por unanimidade teve lugar numa reunião especial para debater a proposta na segunda-feira à noite. Os vereadores referem que a mudança poderá ser implementada no início de setembro.

Doze áreas em East York e centro de Toronto vão ver os limites de velocidade reduzidos, enquanto que os limites em York, North York, Etobicoke ou Scarborough não serão afetados. A mudança deverá custar à cidade cerca de 1 milhão de dólares.

Os vereadores votam pela redução da velocidade para 30 quilómetros por hora em ruas residenciais em East York e centro de Toronto – 22 de junho, 2015.

A ideia foi inicialmente apresentada pelo vereador Josh Matlow, que sugeriu a redução do limite de velocidade em áreas residenciais em agosto passado, depois que uma menina de 7 anos de idade foi mortalmente atingida por um veículo em Leaside.

Matlow chamou a atenção para um relatório de 2012 da autoria da Saúde Pública de Toronto, que sugeriu que os pedestres são oito vezes mais propensos a morrer em resultado de uma colisão envolvendo um veículo a circular à velocidade de 50 km/h, em comparação com os que envolvem veículos a circular a 30 km/h.

Estudos sugerem que, se atropelado por um carro que viaja a 30 km/h, um pedestre tem uma taxa de sobrevivência de 90 por cento. Essa taxa cai para 50 por cento se atropelado por um carro a circular a 45 km/h.

No entanto, responsáveis municipais advertiram contra o plano, afirmando que pode não ser “realista” assumir-se que os condutores vão abrandar a velocidade.

O presidente John Tory também manifestou preocupação, defendendo que as reduções de limite de velocidade devem ser orientadas bairro a bairro.