VENDAS DE VINHOS PORTUGUESES AO EXTERIOR CRESCEM 2,4%

vinhasAs exportações de vinho cresceram 2,4% em 2013, seguindo a tendência de crescimento dos últimos três anos, revela o Instituto da Vinha e do Vinho, citando dados do Instituto Nacional de Estatística.
As exportações de vinhos permitiram ao país faturar 725 milhões de euros, com o preço médio por litro a ser valorizado e a subir 13,3%, cifrando-se nos 2,37 euros, contudo, verificou-se uma diminuição do volume exportado, 306 milhões de litros.
Na leitura este organismo, o otimismo vem em grande medida pelo aumento do preço médio, que assinala uma maior predisposição dos mercados a pagar melhor pelos vinhos portugueses.
Os países europeus continuam a ser os principais consumidores estrangeiros dos vinhos portugueses, com 54% do volume transacionado, e o ano passado, destacou-se o Luxemburgo.
As exportações para fora da União Europeia revelaram também uma boa dinâmica, atingindo os 314 milhões de euros e mais de 140 milhões de litros e e entre os principais mercados, mantêm-se Angola, Estados Unidos da América, Polónia, Suíça e Canadá.
Apesar de ser o principal destino das exportações (21%), Angola comprou menos vinho do que em 2012, mas compensou essa quebra, ao aumentar o valor de mercado dos vinhos portugueses, cujo preço subiu 17% naquele país africano.