Vacinas mais cedo, eventos mais tarde

Correio da Manhã Canadá

As coisas parecem estar a correr muito bem para o Governo de Ontário conseguir antecipar a vacinação contra a Covid-19 a adultos com 18 ou mais anos. Todos eles, sem exceções. É já a partir de hoje, e uma semana antes do previsto. Tudo porque um largo abastecimento de doses das injeções contra o novo coronavírus chega já esta semana, e que permitiu que a data para a elegibilidade passasse de 24 para 18 de maio. As autoridades de saúde provinciais puderam adiantar essa hipótese e escolheram fazê-lo, e isso também inclui os que ainda fazem os 18 anos este ano. Permite-lhes fazer a marcação da vacina, mas apenas para a da Pfizer-BioNTech, recentemente aprovada para crianças a partir dos 12 anos.

Mas nem tudo são boas notícias. Este ano não recebemos os eventos de verão em Toronto, que estavam programados para os meses de julho, agosto e para o Dia do Trabalhador. A Câmara Municipal de Toronto veio cancelar todos os eventos até 30 de junho, o que não é surpresa nenhuma. De acordo com a organização de eventos como o Caribbean Carnival e o Canadian National Exhibition, que não vão ser celebrados este ano, os cancelamentos devem-se à atual situação da pandemia na cidade, que ainda não permite aglomerações daquela dimensão. Em 142 anos de história do Canadian National Exhibition, esta é a segunda vez que o evento não aconteceu. E as receitas mais uma vez não se revertem para o ano seguinte.

Mas voltando à extensão do ‘stay-at-home order’, as autoridades provinciais garantem que não tiveram hipótese. Estava previsto terminar a 19 de maio, mas o premier Doug Ford, a conselho das autoridades de saúde de Ontário, estendeu até 2 de junho. Nada de saídas nem de passeatas que não sejam para fins essenciais. Ou seja, mantem-se tudo como tem sido até agora, apenas só mais um bocadinho.

É mesmo só mais um bocadinho. As estatísticas já mostram como a província tem evoluído no número de vacinados, como as taxas de imunização estão a melhorar e os cidadãos de maior risco estão a ser totalmente imunizados, Como Doug Ford diz “aguentem-se firmes”, porque junho está aí tão pertinho e a vacinação está no curso devido.