Vacinação de volta… AstraZeneca de saída?

Correio da Manhã Canadá

E parece que há uma luz ao fundo do túnel para nos livrarmos desta pandemia. Vejamos o copo meio cheio. A vacinação em massa volta a arrancar em força na província de Ontário e até já faz filas – online – para as marcações nas clínicas que já se encontram em funcionamento para a imunização.

Mais de 8 mil pessoas tentavam fazer a sua reserva para garantir uma dose da vacina. Mas o objetivo é grande: de acordo com o premier Ford, pretende vacinar-se aproximadamente 150 mil pessoas por dia. Feitas as contas, e caso as remessas de vacinas venham conforme o combinado, a província pode estar a poucos meses de estar totalmente imunizada, para anseio de muitos.

O Governo de Ontário não definiu um sistema único de marcação das vacinas para os vários municípios e unidades de saúde pública, mas por exemplo Toronto adotou o sistema de marcação piloto testado pela região – e que já entrou em vigor. A cidade abriu mais de 130 mil vagas para a imunização em massa e espera poder expandir não só os locais de vacinação, como o horário para o fazer, com a condição de haver remessas significativamente grandes para tal. Esse é, pelo menos, o objetivo.

Mas vamos por partes – e com calma. O plano de imunização está ainda a atender aos grupos prioritários da Fase Um, sendo um deles todos os indivíduos com 80 ou mais anos. Em abril, a província diz estar preparada para iniciar a Fase Dois e aí já se sobe mais um degrau, vacinando uma faixa etária mais abaixo e todos os trabalhadores que não possam estar em teletrabalho, entre outros grupos prioritários.

‘But no good deed goes unpunished’, como diz o ditado. A vacina da AstraZeneca tem tido muito má fama ultimamente, mas os canadianos não parecem muito preocupados com a má publicidade. Parece que, nesta fase, precisamos de todos os soldadinhos – mesmo com a mais recente aprovação da vacina da Johnson & Johnson – dos fortes, dos mais fracos e dos mais incapacitados – precisamos de todos eles.

E o Canadá não vai descartar a vacina inglesa por causa de um efeito adverso aparentemente vindo de um lote europeu. Isto porque o Canadá recebeu um lote da Índia. Resta saber, a vacina da AstraZeneca, será defeito ou feitio?