

A partir de terça-feira, os utilizadores do transporte público de Toronto podem embarcar nos elétricos a partir de qualquer porta.
Mas a comissão de transporte público da cidade está a avisar os clientes que eles ainda vão precisar de prova do pagamento, mesmo que não tenham mais que embarcar na porta do condutor.
As novas regras destinam-se a acelerar o processo de transporte e tornar mais fácil para os viajantes, diz Andy Byford, o CEO da TTC.
No passado, os passageiros eram obrigados a entrar pela porta da frente, e fazer os seus pagamentos junto do condutor, que pode verificar quem entra no veículo e certificar-se que todos pagam a sua tarifa. Em 1 de janeiro de 2015, a TTC introduziu o embarque em todas as portas na linha de elétrico King.
Agora, a Comissão está a expandir a política para que os passageiros possam embarcar através de qualquer porta em qualquer linha de elétrico, a qualquer hora do dia, sete dias por semana.
Sob o novo sistema, os inspetores de tarifas vão patrulhar os elétricos e verificar a prova de pagamento ou POP.
Devido a isso, a comissão de transporte está a pedir a cada cliente para se certificar de que tem consigo uma das seguintes provas de pagamento enquanto viaja:
Transfer válido
Metropass
Passe semanal
Passe diário da Região Metropolitana de Toronto (GTA)
Passe diário
E-Ticket
Convention pass
Bilhete da TTC validado
Cartão PRESTO (depois de tocar quando ao embarcar)
Nos antigos elétricos, os utilizadores que ainda não compraram um bilhete ou passe devem ainda entrar pela porta da frente para pagar a sua viagem e receber uma transferência válida do condutor.
No caso dos novos elétricos, onde há estações de pagamento em cada entrada, os passageiros podem entrar e pagar em qualquer porta.
O comprovativo de pagamento também é necessário se os passageiros desejam transferir-se entre os diferentes meios de transporte.
Os passageiros que se recusam a pagar as tarifas da TTC ou fazem uso incorreto das transferências poderão enfrentar uma multa de $235, enquanto os clientes com tarifas inválidas poderão pagar uma multa de $425.
As tarifas inválidas incluem tarifas que tenham expirado, não foram validadas pela equipa da TTC, ou passes cuja etiqueta de validação não tenha sido ainda removida.
Fonte: CTV News
Com arquivos da CTV Toronto