Urgências no Quebec: Excesso de pacientes estão a sobrecarregar hospitais da província

FOTO: Christian Dubé/x
FOTO: Christian Dubé/x

As urgências do Quebec estão “fora de controlo”, pois o excesso de pacientes sobrecarrega os hospitais, segundo os médicos das urgências da província. As mortes recentes nas salas de espera são para eles a ponta do icebergue. O ministério da saúde da província diz que o Projeto de Lei 15 vai melhorar os cuidados aos doentes em toda a província.

Os médicos das urgências do Quebec apelam ao Ministério da Saúde da província para que tome medidas, uma vez que as urgências estão cada vez mais sobrelotadas e os pacientes sofrem enquanto esperam por cuidados.

Numa mensagem dirigida ao Ministro da Saúde do Quebec, Christian Dubé, o Regroupement des chefs d’urgence du Québec (RCUQ), a associação de médicos responsáveis pelas urgências da província, traça um retrato terrível das emergências do Quebec, considerando a situação “fora de controlo”.

O documento afirma que as urgências se deterioraram de forma previsível e dramática.

Embora os diretores das urgências tenham tentado transmitir essa mensagem ao ministério nos últimos meses, “a inércia continua a ser palpável a todos os níveis de decisão e a crise só está a piorar”, lê-se.

“Enquanto toda a atenção ministerial se tem concentrado no projeto de lei 15 e na reorganização do sistema de saúde, o sistema está completamente parado”, continua a carta.

A sobrelotação e os longos tempos de espera – com alguns pacientes a decidirem não receber cuidados de saúde, contribuem para um problema grave, diz a carta, chamando às recentes mortes nas salas de espera na Costa Sul de Montreal “apenas a ponta do icebergue”.

“Até à data, foram feitos muito poucos esforços para remediar a causa principal da sobrelotação”, diz a nota.

Em resposta à carta do grupo de médicos, o Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais do Quebec disse que está a acompanhar de perto as urgências da província.

“O ministro está a visitar várias urgências do Quebec neste momento para se reunir com as equipas”, afirmou num comunicado, acrescentando que os representantes visitaram hospitais em Montérégie e Laurentians.

O ministério disse que está a trabalhar para melhorar a coordenação entre os diferentes departamentos de saúde. Diz também que o Projeto de Lei 15 irá melhorar os cuidados aos doentes em toda a província.