URBANISTAS DESVENDAM PLANOS DE TRÂNSITO DE TORONTO PARA OS PRÓXIMOS 15 ANOS

(David Donnelly/CBC)
(David Donnelly/CBC)
(David Donnelly/CBC)
(David Donnelly/CBC)

Os urbanistas de Toronto revelaram na terça-feira a sua visão de como a rede de trânsito da cidade deverá evoluir ao longo dos próximos 15 anos, uma visão que inclui novas linhas de metro e ferroviárias complexas, mas – na maior parte – eles não decifraram como tudo seria pago.
A Chief Planner Jennifer Keesmaat e o vice-administrador municipal John Livey explicaram as recomendações para cinco empreendimentos novos ou em curso: a extensão do metro de Scarborough, o SmartTrack, a linha de alívio na Baixa (DRL) e as linhas ferroviárias ligeiras ao longo da Eglinton Avenue West, a partir de Mt. Dennis, e na Eglinton Avenue East, a partir da Estação Kennedy.
A linha de LRT de Mt. Dennis funcionaria no sentido oeste, em direção a Mississauga e terminando no aeroporto Pearson. A linha de LRT da estação Kennedy funcionaria no sentido leste, e depois para o norte, terminando no campus de Scarborough da Universidade de Toronto.
Desses projetos, apenas o de extensão do metro de Scarborough, que custará mais de 3 mil milhões de dólares, é financiado. Os restantes projetos, que vão custar até 11,7 mil milhões de dólares, não têm nenhuma fonte de financiamento.
A reunião de terça-feira, que também serviu como uma consulta pública, deu ao público uma visualização das rotas que a cidade preferiria tanto para a extensão do metro de Scarborough, como para o DRL.
Os urbanistas estão a recomendar que o metro de Scarborough circule por baixo da McCowan, desde a Estação Kennedy para o Centro da Cidade de Scarborough.
A recomendação final para a linha de alívio é por baixo da Pape Avenue até à Avenida Oriental, (sentido oeste) ao longo da Eastern para a Queen Street, em seguida, por baixo da Queen até à linha Yonge-University.
As estações na linha de alívio seriam:

Pape Station (Ligação com a Linha 2)
Pape-Gerrard
Queen-Pape
Broadview-Eastern (Ligação potencial ao SmartTrack na Unilever)
Queen- Sumach
Queen-Sherbourne
Queen-Yonge (Ligação com a linha Yonge)
Queen-University (Ligação com a linha University)

Todas as recomendações da equipa serão apresentadas ao comité executivo do presidente John Tory na próxima terça-feira, seguindo-se a Assembleia Municipal para o debate em julho.
Keesmaat disse que a cidade e a província devem trabalhar juntas para chegar a um sistema de tarifas que permitirá que os passageiros possam usar todos os três sistemas de trânsito – SmartTrack, GO Transit e as novas linhas da TTC – sem problemas, sem ter que pagar duas tarifas.
O Eglinton West LRT, desde Mt. Dennis ao Pearson, incluiria 8 a 12 paragens. A leste, o relatório recomenda que a extensão do Eglinton LRT, desde Kennedy à UTSC, inclua 17 ou menos paragens.
Fonte: CBC News