UNIVERSIDADES DO CANADÁ CAEM NO RANKING ANUAL

O campus da Universidade McGill em Montreal é fotografado na terça-feira, 21 de junho de 2016. (The Canadian Press / Paul Chiasson)
O campus da Universidade McGill em Montreal é fotografado na terça-feira, 21 de junho de 2016. (The Canadian Press / Paul Chiasson)
O campus da Universidade McGill em Montreal é fotografado na terça-feira, 21 de junho de 2016. (The Canadian Press / Paul Chiasson)
O campus da Universidade McGill em Montreal é fotografado na terça-feira, 21 de junho de 2016. (The Canadian Press / Paul Chiasson)

Um ranking anual das melhores universidades do mundo sugere que as instituições do Canadá podem estar a perder terreno, numa altura em que as escolas da Ásia estão a subir.
O Times Higher Education 2016-17 World University Rankings baixou este ano a classificação das três melhores instituições do Canadá:
– Universidade de Toronto caiu da 19ª para a 22ª posição
– Universidade da Colúmbia Britânica caiu da 34ª para a 36ª posição
– Universidade McGill caiu da 38ª para a 42ª posição

As três principais universidades da Ásia, por sua vez, subiram:
– Universidade Nacional de Singapura passou da 26ª para a 24ª posição
– Universidade de Pequim da China passou da 42ª para a 29ª posição
– Universidade de Tsinghua da China subiu da 47ª para a 35ª posição

Apenas seis das 25 universidades canadianas que foram classificadas em 2015-16 melhoraram a sua posição:
Universidade de Montreal está classificada na 103ª (acima da 113ª)
Universidade de Alberta está classificada na 107ª (acima da 137ª)
Universidade de Waterloo está classificada na 173ª (acima da 179ª)
Universidade de Calgary está classificada na 195ª (acima do limiar de 201-250)
Queen’s University e Simon Fraser University estão entre as posições 201ª e 250ª (acima do limiar de 251 a 300)
O editor do Times Higher Education Phil Baty disse que isso é a prova de que “o Canadá terá que estar atento à subida contínua da Ásia”.
O financiamento da investigação do Canadá – um dos principais componentes do ranking – caiu do terceiro lugar na OCDE em 2006 para o oitavo lugar em 2013, de acordo com a Universidades do Canadá. No entanto, as três principais agências de financiamento do país tiveram um reforço de 95 milhões de dólares no orçamento de 2016, de modo que isso poderá ajudar com o ranking do próximo ano.
No total, a Times Higher Education avaliou 980 universidades usando 13 indicadores numéricos relacionados com o ensino, pesquisa, citações, perspetiva internacional e rendimento da indústria.
Na lista do Canadá deste ano estão 26 universidades, incluindo o novo operador – a Universidade de Windsor.
O ranking anual continua a ser dominado por instituições do Reino Unido e dos EUA.
Fonte: CTV News