UNIÃO EUROPEIA: PARLAMENTO CONSIDERA INACEITÁVEIS CORTES PROPOSTOS PELO CONSELHO

LusaEstrasburgo, 08 set (Lusa) – O eurodeputado José Manuel Fernandes (PSD), mandatado pelo Parlamento Europeu (PE) para avaliar o projeto de orçamento de 2016, afirmou hoje que os cortes propostos pelo Conselho Europeu são “inaceitáveis”.

“Os cortes são inaceitáveis, incompreensíveis e inconsistentes”, resumiu o social-democrata, face às propostas para diminuir valores no Instrumento Assistência de Pré-Adesão (119 milhões de euros em pagamentos), no Instrumento Europeu de Vizinhança (100 milhões de euros em pagamentos) e no Instrumento de Cooperação para o Desenvolvimento (143 milhões de euros em pagamentos).

Depois da apresentação do documento da presidência luxemburguesa do conselho, o relator do PE para o orçamento do próximo ano notou que a “solidariedade não vive de proclamações”, mas de “ações”.