Uma oportunidade para agradecer

Correio da Manhã Canadá

Esta não é uma semana como qualquer outra. Foi inaugurada, na segunda-feira, dia 10 de outubro, por mais um Dia de Ação de Graças, também conhecido como Thanksgiving, que na sua essência consiste numa data para agradecermos, rodeados pela família ou pelos amigos.

Apesar de não integrar as tradições portuguesas, o Dia de Ação de Graças foi já adotado pela comunidade luso-canadiana. Na verdade, a mensagem do Thanksgiving – a gratidão – é tão universal quanto indispensável ao bem-estar de qualquer pessoa, independentemente do seu país de origem.

É certo que deveríamos agradecer todos os dias. Mas também é bom que exista uma data que oficialmente reconheça a importância da gratidão. Um dia que nos faça parar para agradecer, já que, naturalmente, nos esquecemos de o fazer, na correria do dia a dia.

Nem sempre é fácil agradecer. Às vezes, pode mesmo parecer impossível. Um azar no trabalho, um desgosto amoroso, uma doença, uma morte – há sempre acontecimentos que nos retiram a esperança. Notícias como o aumento da inflação, o escândalo sexual na Hockey Canada, a guerra na Ucrânia ou os protestos no Irão, agravam atualmente essa sensação de pessimismo.

Mas para sabermos agradecer, temos de aprender a mudar de perspetiva. Em vez de olharmos só para o mau, importa versarmo-nos sobre o bom, que está também sempre presente nas nossas vidas.

Os gestos solidários – como o esforço dos bancos alimentares canadianos este Thanksgiving, apesar das maiores dificuldades financeiras – ou a defesa de um ideal – como a solidariedade internacional pelo que aconteceu a Masha Amini – são exemplos visíveis de que vale a pena continuar a olhar para o que de bom acontece ao nosso redor.

Nesta edição do Correio da Manhã Canadá, convidamos os nossos leitores a agradecerem pelas boas notícias que trazemos neste jornal, como as celebrações do Santoinho, em Toronto, ou as festas em honra a Nossa Senhora de Fátima, em Brampton, entre tantas outras.

Que esta semana, a par de tantas outras, seja isso mesmo: uma oportunidade para agradecer!