Uma competição histórica para os luso-canadianos

Correio da Manhã Canadá

Há quem diga que a identidade portuguesa assenta em três F’s: Fátima, futebol e fado. Enquanto representantes de Portugal, não discordamos da pertinência dessa leitura. Efetivamente, o trio de F’s já provou em várias ocasiões que tem o poder de mobilizar a comunidade portuguesa, algo passível de comprovar novamente por estes dias, nomeadamente no que toca ao futebol. Falamos, claro, do Mundial do Qatar, que é particularmente significativo para a comunidade luso-canadiana. Pela primeira vez em 36 anos, o Canadá chega ao Mundial, dando aos adeptos portugueses a possibilidade de apoiarem não só o seu país de acolhimento, mas também o seu país de origem, nesta que é a modalidade desportiva mais popular da cultura lusitana.

Naturalmente cientes da importância que o Mundial tem para o nosso público, acompanhamos a competição com especial atenção, através de edições especiais que desde ontem, diariamente, trazem todas as informações sobre o campeonato e outros destaques da atualidade desportiva.

São 24 páginas coloridas em edições gratuitas que vão estar disponíveis para os fiéis da bola nos mesmos pontos de distribuição do Correio da Manhã Canadá, entre os dias 21 de novembro e 19 de dezembro. ‘Sponsored by LiUNA Feel the Power’, nas terças-feiras, será um suplemento da edição regular e nos demais dias, edições especiais totalmente dedicadas ao mundial.

Na página 16 desta edição, poderá encontrar mais pormenores sobre o torneio no Qatar, nomeadamente sobre os próximos jogos, tanto de Portugal, como do Canadá. A diferença horária parece gritante, por isso, os despertadores podem vir a ser necessários se não quiser perder pitada do torneio. Mas não se preocupe: na edição de 24 páginas, vai receber sempre os lembretes. Poderá também acompanhar ao pormenor tudo sobre a seleção brasileira, pentacampeã mundial e que fala a língua de Camões. O Brasil corre em busca do seu sexto título como melhor do mundo, nos mesmos dias em que Portugal joga. Este não é um Mundial qualquer para nós, não só pela presença simultânea do Canadá e de Portugal, mas também porque será provavelmente o último de um dos maiores ícones portugueses – Cristiano Ronaldo. O ídolo, que recentemente representou o país numa campanha em Nova Iorque, tomando conta de Times Square durante uma hora, tem feito manchetes todos os dias, não só devido a declarações polémicas, mas também por viver um momento chave da sua carreira.

Por tudo isto, deixamos o convite para acompanharem o Mundial na nossa companhia. Serão certamente dias para nunca mais esquecermos!