Um tempo de esperança e gratidão

O Natal deste ano surge envolto de dificuldades e dúvidas. Nas notícias, entristecemo-nos com histórias de guerras, de crimes de ódio motivados pelo extremismo religioso, de perdas humanas, de dificuldades económicas, de crises sociais e políticas. Enquanto projeto jornalístico, reportamos, necessariamente, os acontecimentos mais negativos, mas congratulamo-nos por constatar que há também muitos motivos para sorrir e agradecer.

Esta edição especial de Natal do Correio da Manhã Canadá traz alguns exemplos dessa esperança tão necessária e pertinente nesta época natalícia, com várias reportagens natalícias sobre solidariedade e generosidade. Destaque para o musical ‘O Maravilhoso Presente’, promovido pela igreja Novas de Alegria em Toronto, que vai ser exibido no dia 25 de dezembro no canal televisivo CMCTV.

A peça olha de frente para as dificuldades e lutas que todos enfrentam, mas deixa uma mensagem de força. Nas palavras do Pastor Rui Nunes, “mesmo os que lutam com pensamentos de ansiedade e de depressão, devem aproveitar esta oportunidade para ouvirem e sentirem a verdadeira mensagem de Natal, que é o nascimento de Cristo”.

Por ser um exemplo de solidariedade, de sacrifício pessoal, de compaixão e de gratidão, Jesus traz um ensinamento universal. Ainda que digam respeito a uma corrente religiosa em específico, os valores da doutrina social da Igreja promovem, quando bem interpretados, a dignidade humana e o bem comum na vida em sociedade. Aspetos fundamentais em todo o mundo e particularmente no Canadá, onde a multiculturalidade reina e as crenças religiosas são diversas.

Neste Natal, olhemos à nossa volta em busca dos exemplos de respeito, entreajuda, amor e gratidão que nos rodeiam. Um santo Natal para todos!