
A União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte, comummente conhecida como LiUNA, tem sido uma força significativa no movimento operário canadiano durante décadas. O sindicato festejou recentemente os 120 anos de vida, como damos nota nesta edição do Correio da Manhã Canadá.
Terry O’Sullivan e Joseph Mancinelli são dois dos mais proeminentes e influentes líderes laborais da América do Norte. Ambos têm dedicado as suas carreiras à luta pelos direitos dos trabalhadores e à melhoria das suas condições de trabalho, assim como o fazem também os membros da direção das locais canadianas que reúnem lideranças luso-canadianas e não só sob a liderança de O’Sullivan, a LiUNA fez progressos significativos na realização dos seus objetivos de melhorar os salários, benefícios e condições de trabalho dos seus membros.
Mancinelli, por outro lado, tem sido um forte defensor dos direitos dos trabalhadores e da justiça social. Tem trabalhado para assegurar que os membros da LiUNA tenham acesso a programas de formação e educação de alta qualidade, bem como a cuidados de saúde e benefícios de pensões.
De considerar, o papel da LiUNA no apoio aos imigrantes no Canadá que tem sido crítico. Através da sua defesa e apoio prático, o sindicato tem ajudado a criar locais de trabalho mais equitativos e inclusivos para todos os trabalhadores, independentemente da sua origem ou estatuto de imigração. Como a população do Canadá continua a tornar-se mais diversificada, o trabalho da LiUNA nesta área só se tornará mais importante nos próximos anos.
Para além da celebração dos 120 anos da LiUNA, nesta edição acompanhe também alguns pormenores sobre as celebrações dos 70 anos da imigração portuguesa no Canadá. A chegada dos lusos começou na década de 1950, e desde então que a comunidade portuguesa se tornou uma parte integrante da sociedade canadiana. Atualmente, existem mais de meio milhão de canadianos de ascendência portuguesa, o que faz dela uma das maiores comunidades étnicas do país.
Uma série de eventos será aberta para a comunidade ainda em abril. Aliás, decorrem ao longo do ano. Vai ficar a par de todos eles ainda nesta edição em papel que destaca ainda mais uma ‘Noite de Fados’ do Caloura Bar & Grill que, a par de tantos outros eventos, são de relevo para a manutenção da portugalidade no Canadá.
São datas e momentos que devem constar no seu calendário. Na próxima edição do nosso jornal em papel estaremos, por exemplo, a celebrar o 25 de abril. Um dos marcos mais importantes da nossa história que celebraremos com toda pompa e circunstância.
Aguarde!