UM MORTO E 15 FERIDOS EM RECENTES CONFRONTOS EM MOÇAMBIQUE

mocambiqueUm ataque na região centro de Moçambique feriu hoje três pessoas, elevando para 15 o número de feridos dos confrontos entre a Renamo e o Exército em menos de uma semana, a que se soma um militar morto, resultante dum ataque a uma coluna de viaturas.
O ataque segundo testemunhos de habitantes locais, foi dirigido à viatura militar que realizava a escolta de uma coluna de veículos no sentido centro-sul da N1, a principal estrada do país, e que foi emboscada a seis quilómetros da vila de Muxúnguè, província de Sofala.
As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Rural de Muxúnguè e apresentavam ferimentos moderados, todos devido a quedas, ao tentarem fugir do tiroteio.
Na escalada dos ataques atribuídos a homens armados da Renamo (Resistência Armada Moçambicana), este é o primeiro que ocorre perto de uma zona residencial.
As últimas emboscadas às viaturas militares que realizam as escoltas num troço de cerca de cem quilómetros da N1, entre Muxúnguè e Save, têm acontecido em zonas pouco habituais.
O delegado político provincial da Renamo em Sofala, assegurou não ter sido aumentado o efetivo dos homens nesta zona de ação.
Ao todo, desde quinta-feira, cinco confrontos entre Renamo e Exército provocaram pelo menos um morto e quinze feridos, nove dos quais civis.