Um bom momento para a comunidade

Correio da Manhã Canadá

É com franco contentamento que destacamos, nesta edição, uma ótima notícia para a comunidade portuguesa no Canadá: a futura abertura do primeiro lar de idosos exclusivamente dedicado aos luso-canadianos, pela mão da Magellan Community Foundation.

Nas páginas 12 e 13 deste jornal, poderá ler uma entrevista exclusiva aos diretores da fundação, que nos deram mais pormenores sobre a iniciativa. Trata-se do projeto mais importante da comunidade portuguesa em Ontário, como já descreveu no passado a política luso-canadiana Ana Bailão.

O português promete ser protagonista no lar de idosos da Magellan-Community Foundation, marcando não só a gastronomia, mas também o serviço médico prestado e até cerimónias religiosas, numa capela que vai contar com um padre de origem portuguesa.

A existência deste projeto leva-nos a crer que a comunidade portuguesa no Canadá vive um bom momento. E esse aspeto é visível também nos inúmeros encontros luso-canadianos que têm decorrido, agora que a pandemia abrandou e que o Natal nos traz novos motivos para celebrar.

Apesar disso, continuamos a apelar à cautela. Esta semana, aliás, arrancou com um alerta do primeiro-ministro canadiano, que não devemos descurar: Justin Trudeau diz que o Governo está “muito preocupado” com as mais recentes projeções relativas à variante Ómicron no Canadá.

Neste contexto, salientamos também um apelo da deputada federal por Davenport, Julie Dzerowicz, feito num evento natalício que decorreu no último fim de semana e cujos pormenores pode também conhecer na página 9 deste jornal. A política garante que há vacinas contra a Covid-19 suficientes para as crianças dos 5 aos 11 anos e pede aos canadianos acima dos 18 anos para levarem a terceira dose.

A vacinação pediátrica tem feito manchetes, também em Portugal. O início desta semana ficou, aliás, marcado pela chegada do primeiro lote de vacinas ao país, destinadas às crianças dos 5 aos 11 anos. As doses começam a ser administradas no próximo fim de semana, em mais uma etapa importante do processo de vacinação em Portugal.

Mas se agora falamos sobre a atualidade portuguesa, há um outro tema absolutamente incontornável: a detenção, na África do Sul, de José Rendeiro. O acontecimento tem dado muito que falar em Portugal, com os olhos postos na extradição – ou não – do ex-bancário. Um assunto que será de resto acompanhado de perto pelo Correio da Manhã Canadá.

Boa leitura!