
A Comissão de Trânsito de Toronto votou na segunda-feira pelo aumento das tarifas em dinheiro e do preço de tokens de metro para ajudar a cobrir um défice de $58 milhões em 2016.
A tarifa em dinheiro vai subir 25 cêntimos para $3.25 e o custo de tokens e bilhetes vai ter um aumento de 10 cêntimos de dólar, para $2.90.
O preço do Metropass mensal vai permanecer inalterado em $141.50. Os aumentos só se aplicam às tarifas regulares para adultos e não vão afetar os estudantes ou idosos.
O anúncio vem depois de horas de discussão na reunião da administração da TTC na segunda-feira. Durante meses, os membros da administração têm procurado forma de tapar o buraco de $58.4 milhões e equilibrar as contas para o próximo ano.
Muitos utilizadores do transporte público dizem não estar contentes com a decisão, reclamando que os comboios, autocarros e elétricos estão agora mais cheios do que nunca.
Dezenas de membros do grupo de defesa do transporte TTC Riders protestaram em frente da Câmara Municipal na segunda-feira, quando os membros da administração debatiam e votavam os aumentos da tarifa.
Mas Josh Colle, o presidente da TTC, disse que os aumentos de tarifa são necessários para que o transporte público em Toronto possa continuar a operar eficientemente.
Os aumentos da tarifa continuam a ser uma das poucas maneiras da TTC gerar receitas adicionais, a menos que a província reforce o seu subsídio.
O subsídio atual da TTC é um dos mais baixos na América do Norte, cifrando-se em 89 cêntimos de dólar por utilizador.
Fonte: CTV Toronto