
A relação entre o Canadá e os Estados Unidos em relação às negociações do NAFTA foi um dos assuntos de Donald Trump, durante a conferência de imprensa nesta quarta-feira na Assembleia Geral da ONU.
O presidente americano, Donald Trump, afirmou que rejeitou uma reunião com o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau para debater as tarifas dos produtos lácteos do Canadá, que considera altas demais. Acrescentou ainda que não concorda com o “estilo” de negociação do representante canadiano nas negociações, sem mencionar nomes.
Durante as negociações do NAFTA, o Representante Comercial dos EUA, Robert Lighthizer, atuou como o principal oficial do país, enquanto a Ministra de Relações Exteriores, Chrystia Freeland, preencheu esse papel para o Canadá.
À imprensa canadiana o gabinete do primeiro-ministro fez saber através de e-mail que nenhuma reunião foi solicitada e que não fariam comentários sobre as declarações. Um encontro oficial entre os representantes dos dois países ainda não está agendado.
