

O primeiro-ministro Justin Trudeau e o presidente dos EUA, Donald Trump, vão reunir-se na segunda-feira em Washington, informa o gabinete do primeiro-ministro.
Em comunicado, o gabinete refere que os dois líderes irão discutir “a relação única entre o Canadá e os Estados Unidos” e a melhor maneira de, em conjunto, “trabalhar para os canadianos de classe média e os americanos”.
Uma declaração da Casa Branca diz que os dois líderes estão ansiosos por dar início a “uma conversa construtiva sobre o fortalecimento da relação entre as nossas duas nações”.
A notícia da reunião acontece numa altura em que o governo federal trabalha a “mensagem económica”, com o ministro das Finanças, Bill Morneau, presente na capital dos Estados Unidos.
Na agenda de trabalho, Morneau tinha uma reunião com membros do Congresso e da administração para reforçar a ideia, agora que se aproximam as negociações comerciais do NAFTA, que o comércio com o Canadá é bom para os interesses americanos.
Num discurso na Universidade de Georgetown, Morneau listou os nove milhões de empregos dos EUA ligados ao comércio com o Canadá, salientando que pagam melhor do que os empregos não comerciais.
Ele também sublinhou que o Canadá compra mais dos EUA do que todos os membros da União Europeia juntos, e observou que não há um grande défice comercial com o Canadá.
O governo espera que essas mensagens ajudem o governo canadiano a escapar dos efeitos mais prejudiciais da agenda Trump, que inclui a ameaça de tarifas e acordos comerciais mais duros.
Fonte: Canadian Press