TRUDEAU REÚNE COM INDÍGENAS PARA FALAR SOBRE O TRANS MOUNTAIN

Imagem: Chantelle Bellrichard

O primeiro-ministro Justin Trudeau foi recebido por dezenas de manifestantes quando chegou ao Multiplex Cheam em British Columbia para uma reunião sobre o oleoduto Trans Mountain.

Trudeau chegou à comunidade Stó:lō de Cheam na terça-feira para se reunir com membros do Comité Indígena de Assessoria e Monitoramento.

O comité liderado pelos indígenas foi criado após a aprovação do projeto de expansão Trans Mountain.

Foi projetado para ser um grupo colaborativo, composto por 13 representantes indígenas e seis representantes federais.

“Este comité foi criado para que as diferentes comunidades ao longo da rota do oleoduto de expansão da Trans Mountain possam participar das decisões tomadas que irão afetá-los à medida que avançamos com esse projeto”, disse Trudeau no seu discurso de abertura da discussão antes dos meios de comunicação serem convidados a sair.

“Eu sei que há pessoas em torno desta mesa e, certamente, em todo o país que vão de uma forte oposição a uma pequena oposição, a um tipo de neutralidade, de um pequeno apoio a um forte apoio”, disse Trudeau.

“Eu acho que é realmente importante que continuemos a conversar, ouvir e aprofundar as preocupações e as questões que estão por detrás de todas essas posições.”

Crey está entre os defensores das First Nations do projeto e manifestou interesse em comprar uma participação no oleoduto após a notícia de que Ottawa está a comprar o projeto da Kinder Morgan por 4,5 mil milhões de dólares.