TRUDEAU CONSIDERADO MELHOR LÍDER EM TEMPOS DE PANDEMIA

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

Justin Trudeau é considerado o líder mais capaz de combater a pandemia e de reavivar a economia do Canadá. É o que consta de um novo inquérito, que revela o apoio de 38% dado aos liberais na eventualidade de novas eleições.

Um novo inquérito sugere que Justin Trudeau está em bons lençóis, caso haja novas eleições no outono. Considerado o melhor líder e tempos de pandemia, o primeiro-ministro reúne 38% dos votos canadianos, segundo o estudo. Em segundo lugar surge o Partido Conservador com 30% de apoio dos canadianos, seguido do NDP, com 18% e do Green Party, com 6%.

No Québec, o Partido Liberal praticamente empata com o Bloc Quebecois, conquistando 32% do apoio dos eleitores contra 33% do partido de Yves-François Blanchet. Nessa província, os conservadores só têm 16% dos votos, o NDP 12% e o Green Party 4%.

O inquérito foi feito entre 21 e 23 de agosto, antes do anúncio do novo líder do Partido Conservador. Apesar disso, colocou logo a hipótese de Erin O’Toole ser eleito. Perante esse cenário, o apoio aos liberais aumentou em 1% e o apoio aos conservadores caiu para 27%.

Conduzido pela Leger e a Association for Canadian Studies, a análise também sugere que O’Toole é ainda desconhecido para a maioria dos canadianos. 51% disse não saber se votariam no novo líder conservador para o cargo de primeiro-ministro, na eventualidade de novas eleições.

Por outro lado, há mais canadianos interessados em manter o governo atual do que em convocar novas eleições. 42% quer manter Trudeau no poder, contra 38% que defendem um novo ato eleitoral.