TRUDEAU ANUNCIA FINANCIAMENTO DE 1,8 MIL MILHÕES DE DÓLARES PARA O PLANO DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO REGIONAL GO

O primeiro-ministro Justin Trudeau fala aos jornalistas na unidade de manutenção ferroviária GO Transit Willowbrook na sexta-feira.

O governo federal anunciou que vai contribuir com mais de 1,8 mil milhões de dólares para a transformação do GO Transit numa rede regional de comboios expresso, uma iniciativa que as autoridades dizem que levará a um serviço diário, a cada 15 minutos, até 2024.

O primeiro-ministro Justin Trudeau fez o anúncio na unidade de manutenção ferroviária GO Transit Willowbrook, em Etobicoke, na manhã de sexta-feira.

O dinheiro é proveniente de um fundo de infraestrutura criado pelo governo conservador anterior.

A província havia dito previamente que iria financiar todo o custo do plano, estimado em 13,5 mil milhões de dólares, mas o investimento do governo federal significa que parte desse dinheiro pode agora ir para outros projetos de transporte público.

De acordo com a primeira-ministra do Ontário, Kathleen Wynne, já foram feitos “progressos realmente significativos” no serviço ferroviário expresso regional, incluindo a aprovação de 12 novas estações GO e a emissão de alguns pedidos de propostas.

Ela afirmou aos jornalistas na sexta-feira que o financiamento federal apenas significa que a província será capaz de desenvolver ainda mais o transporte público.

O plano de um serviço de transporte ferroviário regional inclui a eletrificação das vias férreas GO, que, por sua vez, permitirão que comboios mais rápidos operem ao longo das linhas e possa haver condições para um serviço a cada 15 minutos.

Atualmente a maioria dos comboios GO operam com uma frequência de 30 minutos, durante as horas de ponta, e ao longo de algumas linhas, não é disponibilizado nenhum serviço, fora das horas de ponta da manhã e da tarde.

Fonte: CP24