Trudeau abre portas apenas a viajantes vacinados

FOTO: TRUDEAU TWITTER
FOTO: TRUDEAU TWITTER

Em British Columbia, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, abordou o plano do Governo federal de abrir a fronteira Canadá-EUA depois de 21 de julho, já que as restrições de viagens estão prestes a expirar. Trudeau diz que os turistas estrangeiros não vacinados ainda devem seguir as regras impostas e que o Governo ainda promete criar regras para todos os visitantes totalmente vacinados.

Com os números da Covid-19 a cair em todo o país e ainda várias províncias gradualmente a voltarem à normalidade, muitas canadianos perguntam quando vão poder viajar livremente, caso não tenham ainda sido vacinados. Para pôr fim à questão, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, esclareceu que não vai acontecer por um bom período de tempo.

“Precisamos de continuar a garantir que a segurança dos canadianos e que todos os sacrifícios que tantas pessoas fizeram nos últimos meses, não tenham sido em vão”, disse Trudeau numa conferência de imprensa, em British Columbia.

Os comentários do primeiro-ministro foram feitos depois de o Governo ter dispensado os requisitos de quarentena para os cidadãos totalmente vacinados.

Os Estados Unidos não têm requisitos de vacina para visitantes. No entanto, para o Canadá, as negociações sobre o levantamento das restrições de fronteira neste momento estão focadas inteiramente em viajantes totalmente vacinados.

“Na próxima fase, veremos quais vão ser as medidas adotadas para os viajantes internacionais que estão totalmente vacinados”, disse Justin Trudeau.

“Entretanto, em Ontário, com os indicadores-chave de saúde pública a continuarem a melhorar e a taxa de vacinação em toda a província a ultrapassar as metas delineadas no Roteiro para a Reabertura, o Governo vai colocar a província na Fase Três já na próxima sexta-feira, 16 de julho”.