TRAGÉDIA NOVA SCOTIA: ÚNICO HELICÓPTERO POLICIAL DISPONÍVEL ESTAVA EM MANUTENÇÃO

Foto: RCMPNS/Twitter
Foto: RCMPNS/Twitter

Há novidades sobre o tiroteio em massa em Nova Scotia, que tirou a vida 22 pessoas em abril deste ano. Sabe-se agora que o único helicóptero policial disponível não foi acionado por estar em manutenção.

Foi o tiroteio mais mortal da história moderna do Canadá. Entre os dias 18 e 19 de abril de 2020, um homem disfarçado de polícia matou 22 pessoas e feriu outras três em Nova Scotia, acabando por se matar.

Da primeira vítima até ao suicídio decorreram 13 horas. Os alegados atrasos na resposta da polícia ao ataque têm sido, por isso, alvos de sucessivas críticas. E, agora, sabe-se porque é que o único helicóptero policial disponível na região atlântica do Canadá nunca chegou a ser acionado com o objetivo de localizar o atirador, Gabriel Wortman.

De acordo com a Royal Canadian Mounted Police (RCMP), a aeronave, estacionada na cidade de Moncton, em New Brunswick, estava a ser sujeita, na altura do ataque, a uma manutenção de rotina. A polícia, conseguiu, eventualmente, requisitar outro helicóptero do departamento florestal de Nova Scotia.

O caso está nas mãos da justiça. De recordar que os familiares das vítimas processaram a RCMP, por alegadas falhas na ação policial, incluindo a ausência de um helicóptero capaz de fazer buscas de dia e de noite.