TRABALHO A TEMPO PARCIAL AJUDOU O CANADÁ A ADICIONAR 10 700 EMPREGOS NO MÊS PASSADO

(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)

O mercado de trabalho canadiano adicionou, de forma inesperada, 10 700 empregos líquidos no mês passado, com a taxa de desemprego a cair para 6.8 por cento – mas os últimos números levantam questões sobre a qualidade do trabalho.

A observação de emprego de novembro da Statistics Canada mostra ainda um outro declínio mensal na categoria mais desejável do trabalho a tempo inteiro – um número mais do que compensado com um ganho em trabalhos a tempo parcial.

O relatório aponta que o mercado adicionou 19 400 empregos a tempo parcial no mês passado e eliminou 8 700 posições a tempo inteiro.

Em comparação com novembro de 2015, o Canadá ganhou 183 200 empregos no geral, mas o trabalho a tempo inteiro caiu 30 500 posições, enquanto os empregos a tempo parcial adicionaram mais 213 700 empregos.

Os dados do mês passado superaram as expectativas de um consenso de economistas, que previram que o Canadá reduziria 20 mil posições e que a taxa de desemprego permaneceria em sete por cento, segundo a Thomson Reuters.

O relatório de empregos aponta que a taxa de desemprego caiu de 7 para 6,8 por cento, porque menos pessoas estavam à procura de trabalho.

Fonte: Canadian Press