TORY DIZ QUE REVITALIZAÇÃO DA SEATON HOUSE NÃO VAI DEIXAR OS SEM-ABRIGO AO FRIO

A Seaton House nesta foto publicada no website da Cidade de Toronto
A Seaton House nesta foto publicada no website da Cidade de Toronto
A Seaton House nesta foto publicada no website da Cidade de Toronto
A Seaton House nesta foto publicada no website da Cidade de Toronto

A requalificação da George Street e a substituição da Seaton House por uma nova unidade de cuidados de longa duração para os idosos vulneráveis não vai deixar os Torontenses sem-abrigo ao frio, afirma o presidente John Tory.
Um número de defensores dos sem-abrigo tem sugerido que o encerramento previsto da Seaton House em 2017 vai deixar muitas das pessoas que ocupam o abrigo (com 543 camas) sem um lugar para onde ir, mas Tory disse à CP24 que ele está certo de que está a ser feito todo o trabalho necessário para proporcionar espaço de abrigo para os residentes da Seaton House durante e depois da construção da nova instalação.
Um relatório do staff que foi aprovado pela Assembleia Municipal em novembro aponta para a aquisição de seis novos espaços de abrigo, dois dos quais seriam temporários, para abrigar os moradores da Seaton House.
Os espaços de abrigo, que custarão à cidade um valor estimado de $40 milhões para adquirir e outros $34.4 milhões para renovar, terão cada um entre 90 e 110 camas, e juntos, iriam compensar a perda de espaços abrigo causado pelo encerramento da Seaton House.
A cidade ainda terá de divulgar detalhes sobre onde esses espaços de abrigo ficarão localizados.
A Seaton House abriu pela primeira vez em 1931 e tem estado localizada na sua atual casa na George Street desde 1959.
Falando com a CP24 na segunda-feira, Tory disse que o estado do abrigo deteriorou-se em resultado de anos de negligência, a ponto de que é “embaraçoso” e não adequado ao padrão que qualquer membro do público aceitaria.
Enquanto que o atual plano passa por demolir a Seaton House e começar a construção de uma nova instalação que vai permanecer em seu lugar, algures em 2017, a vereadora Kristyn Wong-Tam disse à CP24.com que o cronograma pode ser “ambicioso”, já que o projeto ainda não foi financiado.
Além disso, Wong-Tam acrescentou que a cidade não vai avançar com a demolição das instalações até que haja um plano de transição sólido, em seu lugar, que inclua novos espaços de abrigo para acomodar moradores sem-abrigo.
Os planos para a renovada Seaton House incluem uma casa de cuidados de longa duração com 378 camas para idosos residentes vulneráveis, um abrigo de emergência para homens com 100 camas e um componente de habitação a preços acessíveis.
Se, eventualmente, construída, Wong-Tam sublinhou que a nova Seaton House seria o primeiro espaço de cuidados de longa duração para os sem-abrigo alguma vez construído em Toronto.
Wong-Tam prevê reunir-se com o ministro das Finanças Bill Morneau na quarta-feira e apelar para o financiamento federal para a revitalização da Seaton House e a aquisição de novos espaços de abrigo para acomodar moradores desabrigados.
Um relatório do staff na primavera estimou que a Cidade de Toronto, em última análise, vai precisar de 15 novos abrigos para resolver a superlotação em algumas das suas instalações e o deslocamento de moradores de outros, incluindo a Seaton House, que terão de ser fechados nos próximos anos.

Fonte: CP24