TORY DIZ QUE NOVO SISTEMA DE TARIFAS DE TRÂNSITO REGIONAL DEVE COBRAR PELA DISTÂNCIA

O president de Toronto John Tory. (Mark Blinch/Reuters)
O president de Toronto John Tory. (Mark Blinch/Reuters)
O president de Toronto John Tory. (Mark Blinch/Reuters)
O president de Toronto John Tory. (Mark Blinch/Reuters)

Quando se trata de usar o transporte público na área Metropolitana de Toronto e Hamilton (GTHA, sigla em inglês), quanto mais longe o passageiro viajar, mais este deve pagar, sugeriu o presidente John Tory na terça-feira.

Tory fez os comentários no mesmo dia em que o conselho de administração da agência de trânsito regional, Metrolinx, procurava opções para uma nova e mais integrada estrutura tarifária que iria ajudar a pagar a expansão do transporte público na GTHA.

A equipa da Metrolinx apresentou à sua administração três opções para a integração de tarifas, à medida em que a rede de trânsito da GTHA se torna mais estreitamente interligada com a TTC. Uma dessas opções pede a criação de uma série de zonas. Quantas mais zonas um passageiro passar, mais ele ou ela vai pagar.

Um sistema de tarifas mais transparente
A administração recebeu três opções de tarifas que os planeadores acreditam poderão tornar as viagens entre a área 905 e o centro de Toronto mais transparentes e mais justas.

  • Modificar o sistema de tarifas existente, de modo a que os passageiros da área 905 paguem apenas um pouco mais, ou mesmo nada, ao transferir para a TTC.
  • Criar um novo sistema baseado em zonas. Quantas mais zonas um viajante atravessar, maior será a tarifa.
  • Um novo sistema híbrido. Os passageiros de autocarro continuariam a pagar uma tarifa fixa, mas os passageiros do metro, LRT e GO Transit teriam de pagar de acordo com a distância percorrida.

Enquanto isso, Tory disse que acredita que é necessário dar aos passageiros do futuro uma opção mais justa, para que eles não se afastem do transporte público.
A equipa da Metrolinx deverá fazer recomendações mais detalhadas sobre a integração tarifária à administração por altura do outono.

Fonte: CBC News