
Toronto deverá receber “centenas de milhões de dólares” em financiamento do trânsito de um novo fundo que foi apresentado como parte do orçamento federal na terça-feira à tarde, diz o presidente John Tory.
O governo Liberal do primeiro-ministro Justin Trudeau está a prometer investir 3,4 mil milhões de dólares no trânsito ao longo dos próximos três anos, com o dinheiro a ser alocado aos municípios com base no número de passageiros.
Uma vez que a TTC conta para cerca de 26 por cento do número de passageiros de transporte público em todo o Canadá, Tory disse que a cidade poderia estar em linha para uma infusão significativa de dinheiro que ele poderia usar para financiar novos projetos de trânsito ou pagar as tão necessárias obras de modernização da atual infraestrutura de trânsito.
A TTC tem atualmente uma carteira de reparações no valor de 2,7 mil milhões de dólares e mais alguns milhares de milhões de dólares em projetos de capital não financiados.
Tory disse aos repórteres na Câmara Municipal que ele recebeu a garantia que o governo Liberal vai seguir com a promessa do governo Harper para disponibilizar 2,6 mil milhões de dólares em financiamento para o SmartTrack e 660 milhões de dólares em financiamento para a extensão da linha do metro até Scarborough, o que significa que todo o dinheiro que a cidade venha a receber a partir do novo Fundo Nacional de Trânsito Público lhe permitirá investir em outras necessidades prementes.
Além dos 3,4 mil milhões de dólares para o transporte público, Tory disse que também foi incentivado pela linguagem no orçamento federal que sugeria que o governo vai financiar até 50 por cento do custo dos projetos elegíveis. Tradicionalmente, o governo federal tem apenas financiado projetos onde o município e a província ambos concordaram em financiar um terço do custo.
Em cima dos grandes investimentos em trânsito, o orçamento federal também deixa de lado 2,3 mil milhões de dólares ao longo de dois anos para habitação a preços acessíveis. Esse total inclui 200 milhões de dólares ao longo de dois anos para reparar e construir unidades habitacionais acessíveis.
Há três anos atrás, a Assembleia Municipal aprovou um plano de 10 anos de 2,6 mil milhões de dólares, dividido entre os três níveis de governo, para modernizar as unidades da Habitação Comunitária de Toronto, mas nenhum dos governos federal e provincial avançou com todo o dinheiro, forçando Toronto a acelerar a concessão da sua terça parte.
Fonte: CP24