TORONTO NA LISTA DAS 10 CIDADES MAIS INOVADORAS DO MUNDO

(Mark Blinch/The Canadian Press)
(Mark Blinch/The Canadian Press)
(Mark Blinch/The Canadian Press)
(Mark Blinch/The Canadian Press)

A cidade mais populosa do Canadá foi nomeada uma das 10 cidades mais inovadoras do mundo, num ranking global divulgado na sexta-feira.

Toronto ficou colocada em oitavo lugar de um total de 500 cidades integradas no 10º “Índice de Cidades de Inovação” anual pela empresa de consultoria Melbourne 2thinknow.

As cidades são pontuadas em 162 indicadores agrupados em três categorias: ativos culturais (desportos, natureza e artes), infraestrutura humana (transporte, start-ups, educação e saúde) e mercados em rede (localização, acesso a mercados em rede). As três categorias são usadas para medir o potencial de uma cidade para fomentar e alimentar a inovação

Londres arrecadou o título de cidade mais inovadora do mundo pelo segundo ano consecutivo, à frente de Nova Iorque, Tóquio, São Francisco e Boston, que completaram os cinco primeiros lugares. Los Angeles e Singapura ficaram logo à frente de Toronto, com Paris e Viena classificadas logo abaixo da cidade canadiana.

Montreal foi a segunda maior cidade classificada em 19º lugar e Vancouver assumiu a 24ª posição. As outras cidades canadianas a figurar no top 100 foram Québec City em 57º e Calgary no 83º lugar.

Toronto apresentou uma notável melhoria em relação ao ranking do ano anterior, quando foi nomeada a 11ª cidade mais inovadora do índice, mas não tanto quanto Montreal, que galgou uns impressionantes 22 lugares, passando da 41ª posição para a 19ª posição em apenas um ano. Vancouver também fez alguns progressos, escalando da 35ª posição para a 24ª posição.

A empresa de consultoria também organizou as cidades em quatro diferentes categorias de inovação. A faixa de topo representava as cidades “Nexus”, que compreende as 53 cidades mais bem classificadas na lista, seguido pela categoria cidades “Hub”, cidades “Node” e, finalmente, cidades “Upstart”, que são descritas como tendo potencial para um forte desempenho com alguma melhoria.

O índice descreveu as cidades Nexus como críticas para um “grande número de segmentos de inovação económica e social” de forma contínua. A classificação do Hub foi dada a cidades que tinham “domínio” nos principais segmentos de inovação económica e social e as cidades Node foram consideradas como tendo um “forte desempenho” em muitos segmentos de inovação com alguns desequilíbrios ou problemas.

De acordo com uma lista refinada que contempla apenas as Américas, Toronto ficou classificada como a quinta cidade mais inovadora depois de Nova Iorque, San Francisco, Boston e Los Angeles. Montreal era a oitava cidade classificada nas Américas, com Vancouver não muito atrás no 12º lugar.

A empresa de consultoria explicou que o índice foi projetado para ajudar os “inovadores” a determinar quais as cidades que são os melhores lugares para investir em qualquer ano no seu site. No entanto, eles também salientaram que os resultados são relativos e que algumas cidades encaixam melhor na base individual em oposição ao ranking geral.

Sem surpresas, o índice constatou que as capitais nacionais ou centros primários num país eram mais propensos a abrigar as condições mais fortes de inovação.

Fonte: CTV News