

(DIREITOS RESERVADOS)
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, procedeu à imposição da Comenda da Ordem de Mérito a João Santos, agraciado com a distinção pelo Presidente da República, Cavaco Silva, por ocasião do dia de Portugal deste ano.
Na cerimónia que decorreu nas instalações do Consulado Geral de Portugal em Toronto a 17 de outubro, José Cesário salientou as qualidades humanas do homem solidário e com “capacidade de ser amigo do seu amigo” e que em muitos momentos contribuiu para ajudar a integrar – no Canadá – muita gente que emigrou de Portugal.
E falou também do seu papel importante no mundo do associativismo português em Toronto e da sua participação cívica e política, um “aspeto vital” para a afirmação de Portugal e das comunidades portuguesas além-fronteiras.
José Cesário lembrou ainda que, num ano em que se comemoram os 60 anos de emigração oficial portuguesa para o Canadá, as comunidades fazem-se muito com base em gente “desta estirpe” que “ajudam a valorizar e promover” Portugal, num contexto económico difícil.
“As comunidades portuguesas foram e serão um elemento fundamental da Pátria”, sublinhou José Cesário, lembrando que “a Comunidade não é uma entidade abstrata, mas constituída de pessoas que se distinguem e se afirmam, elevando o prestígio da mesma”.
Nascido em Lisboa em 1934 e no Canadá desde 1960, João Santos não conteve a emoção e, nas breves palavras após receber as insígnias de Comendador, confessou sentir-se feliz por ter chegado o seu momento.
Grato ao apoio da família e de amigos, João Santos tem a firme convicção de que a honra atribuída pela República Portuguesa simboliza a apreciação por tudo o que ele fez pela comunidade. Corretor de imobiliária desde 1971, João Santos foi presidente do First Portuguese – em mais do que uma ocasião –, e cofundador da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, onde chegaria a ser presidente durante o biénio 1985-86.
Envolveu-se por diversas ocasiões em campanhas eleitorais, tendo sido membro de diferentes comissões provinciais e federais e, a dado momento, chegou a ser ponderada a sua admissão para o Senado federal.
Ler mais na pág. 8