TORONTO 2024? O HISTÓRICO CANADIANO MOSTRA QUE AS CANDIDATURAS OLÍMPICAS MUITAS VEZES FICAM AQUÉM

olimpicsUma potencial candidatura de Toronto para sediar os Jogos Olímpicos de verão de 2024 estará longe de ser um dado adquirido, como a história de candidatura para os Jogos Olímpicos do Canadá tem mostrado.
O presidente do Comité Olímpico Canadiano Marcel Aubut confirmou no sábado que apoiaria uma candidatura de Toronto para sediar os Jogos Olímpicos de verão 2024. E, com 1,4 milhões de bilhetes vendidos nos Jogos Pan-Americanos 2015 em Toronto, a cidade parece estar numa boa posição para se tornar um anfitrião olímpico.
Mas quais são as possibilidades de uma candidatura de Toronto ser bem sucedida? A história das ambições do Canadá para sediar as Olimpíadas mostra que a apresentação de uma candidatura está muito longe de ser uma garantia.

Aqui está um cronograma de anteriores tentativas de cidades canadianas para sediar o evento desportivo de prestígio.

1932: Montreal foi a primeira cidade canadiana a apresentar uma candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de inverno. Os jogos, no entanto, foram concedidos a Lake Placid, Nova Iorque, em 1932. Sem se deixar abater, Montreal, tentou (sem sucesso) candidatar-se aos Jogos mais três vezes, em 1936, 1944 e 1956.
1964: Após a falta de sucesso de Montreal, Calgary assumiu as ambições do Grande Norte Branco para sediar os Jogos Olímpicos de inverno. Assim como Montreal, a candidatura ficou aquém, Calgary também falhou na sua primeira tentativa, perdendo para Innsbruck, na Áustria. Calgary também apresentou propostas para os Jogos de inverno em 1968 e 1972, apenas para ser votada como segunda escolha pelo Comité Olímpico Internacional em ambas as ocasiões.
1972: Montreal apresentou a candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de verão, mas recebeu menos votos do COI que ambas as cidades de Munique e Madrid.
1976: A candidatura bem sucedida de Montreal para os Jogos Olímpicos de verão marcou a primeira vez que uma cidade canadiana alguma vez sediou uma Olimpíada. Nesse mesmo ano, a candidatura de Vancouver para sediar os Jogos Olímpicos de inverno não teve sucesso.
1980: Vancouver foi uma das duas únicas cidades aspirantes à sede dos Jogos Olímpicos de inverno. Os jogos, no entanto, foram atribuídos ao seu único rival, Lake Placid, Nova Iorque.
1988: Depois de três candidaturas mal sucedidas, Calgary finalmente obteve o direto para sediar os Jogos Olímpicos de inverno, realizados em 1988. O Canadá ficou posicionado em 13º nos Jogos e não conquistou nenhuma medalha de ouro.
1996: Toronto candidatou-se para sediar os Jogos Olímpicos de verão, mas ficou em terceiro lugar depois de cinco rondas de votação. A cidade havia sido retirada da lista de candidatos que competiam para sediar os Jogos Olímpicos três vezes antes desta candidatura. Toronto também apresentou uma candidatura mal sucedida para sediar os Jogos Olímpicos de verão em 2008.
2002: Quebec City apresentou a sua primeira e única candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de inverno, mas esses jogos foram realizados em Salt Lake City, Utah.
2010: Vancouver sediou os Jogos Olímpicos de inverno. Estes foram também os mais bem sucedidos Jogos Olímpicos do Canadá. O país ficou em primeiro lugar com 14 medalhas de ouro.
No total, as cidades canadianas apresentaram 17 propostas para sediar as Olimpíadas – somente três das quais foram bem sucedidas. De acordo com esses números, Toronto tem pouco menos de uma possibilidade em cinco de sediar os Jogos em 2024.
E a concorrência é feroz. Toronto terá que derrotar Boston, Budapeste, Paris, Hamburgo e Roma, a fim de sediar o evento desportivo.
O COI vai anunciar oficialmente a sede dos Jogos em 2017.
Fonte: CTV News