
Os Conservadores estão a pedir ao governo Liberal que publique os salários da Hydro One quando for divulgada a chamada lista (sunshine list) dos trabalhadores do setor público que fazem mais de 100 mil dólares.
Os salários da Hydro One foram isentos da divulgação de salário anual do setor público no ano passado, uma vez que o governo vendeu a primeira parcela de 15% da antiga empresa pública.
O ex-CEO da Hydro One recebeu 745 mil dólares em 2014, e cerca de 3800 trabalhadores receberam mais de 100 mil dólares naquele ano, mas eles não estão mais incluídos na divulgação pública.
O atual CEO da Hydro One ganha um salário base de 850 mil dólares que pode chegar a um máximo de 4 milhões de dólares com bónus, de acordo com documentos arquivados antes da sua oferta pública inicial, mas os salários de milhares mais não são conhecidos.
Os tories pediram que os salários da Hydro One permanecessem públicos pelo menos enquanto o governo ainda possuir pelo menos 50 por cento da empresa – cerca de 30 por cento foi vendida até agora e o governo pretende vender 60 por cento. Smith disse que pretende apresentar um projeto de lei para alterar a Lei de Divulgação de Salários do Setor Público se desta vez o governo não atender ao pedido.
Um porta-voz do ministro da Energia, Glenn Thibeault, pareceu pouco recetivo ao apelo de Smith e sugeriu que a sua conferência de imprensa foi uma tentativa de distração da apresentação dos dados relativos ao mercado de trabalho divulgados na sexta-feira.
As companhias abertas são obrigadas a divulgar os salários dos seus CEO, CFO e os próximos três executivos mais bem pagos se auferirem mais de 150 mil dólares.
Fonte: Canadian Press