

A cadeia de restauração diz que planeia aumentar os preços das sandes de pequeno-almoço e do café, nas suas localizações canadianas, a partir da próxima quarta-feira, noticiou a Canadian Press na quarta-feira.
Um café vai subir 10 cêntimos, em média, embora a mudança varie conforme a região, e o preço de uma sandes de pequeno-almoço também vai aumentar em todas as províncias, exceto no Ontário.
“Temos sido capazes de manter os nossos preços desde a Primavera de 2011, no entanto, devido ao aumento dos custos operacionais, haverá um aumento moderado”, disse a porta-voz Michelle Robichaud em email.
A decisão surge numa altura em que a Tim Hortons afirma estar a enfrentar “custos operacionais significativamente mais elevados”, que incluem o aumento do preço do café e carne no mercado de matérias-primas.
Mas não é apenas o preço dos alimentos que tem sido problema para a empresa.
Durante o terceiro trimestre, a Tim Hortons registou $27.3 milhões em custos relacionados com o acordo do Burger King para comprar a empresa. O acordo vale mais do que $11 mil milhões em ações e dinheiro, mas ainda requer a aprovação dos acionistas e órgãos reguladores.
No início deste mês, a diretora financeira da Tim Hortons, Cynthia Devine, deu a entender que um aumento do preço do café poderia estar no horizonte, com os futuros contratos do café arábica quase duplicarem, devido a vários fatores, incluindo a falta de chuva no Brasil.
Em outubro, o preço dos grãos arábica saltou para um máximo desde há dois anos e meio, com as previsões do tempo para a região a sugerirem que a colheita do próximo ano pode ser afetada de forma dramática.
A empresa Tim Hortons defende-se com contratos de longo prazo com fornecedores de café, ou seja, a maioria dos negócios, foram negociados há de um ano, o que lhe confere flexibilidade e proteção contra flutuações do mercado.