“Terrorismo” em London: Julgamento de Nathaniel Veltman entrou na fase final

FOTO: CITY NEWS
FOTO: CITY NEWS

Familiares e amigos da família muçulmana atacada em London, na província de Ontário, começaram hoje a intervir na audiência de condenação do assassino. Cerca de 70 depoimentos de vítimas são dados nestes dois dias, hoje e amanhã, na audiência de Nathaniel Veltman.

O julgamento de Nathaniel Veltman entrou na fase final, com 70 declarações de impacto das vítimas. As famílias, entre vários cidadãos da comunidade muçulmana, dizem ao tribunal e ao assassino como o ataque de 2021 à família Afzaal prejudicou a comunidade e não só.

Veltman foi acusado de atos terroristas conexos, sobre os quais os advogados e a juíza Renee Pomerance se vão debruçar no final deste mês. A 23 de janeiro, o Ministério Público vai apresentar argumentos jurídicos sobre a questão do terrorismo antes de a juíza determinar a sentença final do arguido.

Recorde-se que o julgamento foi realizado em Windsor, na província de Ontário, mas o processo de condenação tem lugar no Tribunal Superior de Justiça de London. Aliás, foi nessa cidade onde ocorreu o ataque.

O julgamento de Veltman foi o primeiro em que as leis canadianas relativas ao terrorismo foram apresentadas em tribunal num julgamento de homicídio em primeiro grau.

Nathaniel Veltman, de 23 anos, foi considerado culpado em novembro de quatro acusações de homicídio em primeiro grau e de uma acusação de tentativa de homicídio por ter atropelado a família Afzaal com a sua carrinha enquanto estes passeavam a 6 de junho de 2021.