Terceira dose: Biontech e a Pfizer garantem neutralização da ómicron

Foto: Flickr
Foto: Flickr

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech é eficaz contra a nova variante Ómicron. A confirmação foi dada pelas duas empresas de farmacêutica e biotecnologia.

Há uma luz ao fundo do túnel na contenção da disseminação da variante Ómicron, que está a causar comoção pelo mundo.

As empresas BioNTech e Pfizer disseram na quarta-feira que uma sequência de três doses da vacina contra a Covid-19 criada pelas duas empresas foi capaz de neutralizar a nova variante Ómicron. Os resultados são de um recente teste de laboratório.

Na primeira declaração oficial sobre a eficácia da vacina da Pfizer-BioNTech, as empresas disseram que duas doses resultaram em anticorpos neutralizantes significativamente mais baixos, mas que uma terceira dose fez aumentar, ainda mais, esses anticorpos neutralizantes.

O sangue obtido de pessoas que receberam a injeção de reforço um mês antes neutralizou a variante Ómicron quase tão eficazmente quanto o sangue recolhido que recebeu duas doses para combater a Covid-19.

Em comunicado, as empresas recomendaram a dose de reforço após as duas primeiras para prevenir a disseminação da mutação.

Ainda assim, a BioNTech e a Pfizer informaram que vão continuar os esforços para desenvolver uma vacina específica para a variante Ómicron. Possivelmente para março de 2022, caso seja necessário.