

O governo federal diz que três terapeutas de saúde mental irão fazer viagens semanais para uma região no Norte de Saskatchewan, depois que três meninas morreram na sequência de suicídio nos últimos dias.
Duas meninas de Stanley Mission, uma primeira nação localizada a cerca de 300 quilómetros ao norte de Prince Albert, suicidaram-se na semana passada. Elas tinham entre 12 e 14 anos de idade.
Outra rapariga da cidade de La Ronge, que estava nos cuidados intensivos em Saskatoon na sequência de uma tentativa de suicídio, também faleceu nos últimos dias.
Numa declaração à CTV News, a Saúde do Canadá disse que a comunidade obteve os serviços de um terapeuta de saúde mental que realizou uma avaliação para determinar as necessidades “de curto prazo”.
“Com base nesta avaliação, o Departamento vai ajudar a financiar os custos de terapia e de viagem dos três terapeutas de saúde mental para viajarem semanalmente para a comunidade e prestarem aconselhamento aos jovens em risco, às sextas-feiras e sábados, a partir de agora até ao final de dezembro de 2016.”
A Saúde Canadá também disse que uma equipa regional está a disponibilizar apoio, com um apoio adicional também disponível da parte da equipa de Bem-Estar Mental do Prince Albert Grand Council.
A Canadian Press também relatou que o Lac La Ronge Indian Band Chief Tammy Cook-Searson disse que houve nove tentativas de suicídio na sua comunidade na semana passada.