TEMPOS DE CONDUÇÃO AO LONGO DA BLOOR AUMENTAM DESDE A INSTALAÇÃO DE CICLOVIAS

A cidade vai tomar várias medidas para melhorar os tempos de viagem para os automobilistas ao longo da Bloor Street, após dados preliminares terem revelado que algumas viagens durante a hora de ponta aumentaram em mais de 8 minutos desde que as ciclovias separadas foram adicionadas à estrada.

Os dados preliminares foram recolhidos em setembro e outubro, pouco depois da instalação das primeiras vias, entre a Shaw Street e Avenue Road, como parte de um projeto piloto de um ano.

Os dados mostram que, embora as faixas tenham resultado num aumento de 36 por cento no número de ciclistas a usar a Bloor Street, estas também tiveram um impacto sobre o tráfego.

Antes da instalação das vias, os condutores levavam uma média de 11 minutos para viajar da Bay Street até à Ossington Avenue durante a hora de ponta da tarde, mas depois disso o tempo subiu para 19 minutos e 39 segundos. A deslocação para o local de trabalho durante a hora de ponta da manhã também subiu em cerca de quatro minutos, de acordo com os dados.

Os dados preliminares constataram que no dia anterior à instalação das ciclovias havia um total de 3300 ciclistas que utilizavam a Bloor Street em comparação com 4500 no primeiro dia em que as faixas dedicadas passaram a estar disponíveis. Enquanto isso, o volume diário total de veículos ao longo da Bloor Street teve uma redução de 22%. Isso, combinado com o aumento do número de ciclistas, significa que as bicicletas representam agora cerca de 18 por cento dos utilizadores da estrada (de 12 por cento).

O projeto piloto está a ter um custo para a cidade de 500 mil dólares.

Fonte: CTV Toronto