
A forte tempestade que atingiu a província na passada sexta-feira, 4 de maio, deixou pelo menos três mortos e muitos prejuízos. Dois homens foram atingidos por uma grande árvore que caiu em Milton. Encontravam-se a limpar as árvores das linhas de energia quando uma delas caiu sobre eles. Um de 28 anos morreu no local, enquanto outro de 18 anos, ficou gravemente ferido e morreu um dia depois, segundo a polícia. A terceira vítima, um homem na faixa dos 50 anos de idade, morreu em Hamilton ao tentar remover um cabo de energia elétrica que se partiu. Mais de 25 mil pessoas no sul e no centro de Ontário ainda estavam sem energia na segunda-feira.
No Quebec, segunda-feira de manhã, cerca de 1.700 pessoas ainda estavam sem energia. A tempestade teve rajadas de até 120 quilómetros por hora. No auge da perturbação, mais de 200 mil pessoas ficaram no escuro apenas em Ontário.
Nos bairros com grande concentração de portugueses a tempestade também provocou muitos estragos. “Estava a descansar por volta das sete da tarde quando ouvi um forte estrondo na minha varanda,” conta Florentino Moreira cuja casa foi atingida por uma árvore.
“Quando cheguei a casa por volta das cinco horas percebi que a árvore estava a abanar muito, nunca vi algo assim e avisei logo ao meu filho que a árvore iria cair, menos de duas horas depois ouvi o barulho,” referiu. Moreira reclamou da demora na remoção da árvore. “Ainda estou à espera da Câmara municipal para retirar isso daqui e assim aguardar o seguro a pagar os prejuízos.”