TDSB VAI PARAR DE RESERVAR VIAGENS ESCOLARES PARA OS EUA

O Toronto District School Board diz que vai parar de fazer a reserva de viagens estudantis oficiais para os EUA até novo aviso, devido às novas restrições fronteiriças que podem impedir alguns estudantes de entrar naquele país.

O Diretor de Educação do TDSB, John Malloy, refere que as viagens já organizadas – envolvendo até 900 alunos em 24 viagens separadas – serão permitidas, mas não haverá lugar a mais viagens organizadas para os Estados Unidos.

No início deste mês, a Administração de Trump anunciou que iria avançar para uma proibição de viagem para os Estados Unidos que afeta cidadãos do Irão, Síria, Iémen, Somália, Sudão e Líbia, por um período de 120 dias.

Uma grande parte dessa proibição foi anulada por juízes de tribunais federais no Havai e em Maryland, que argumentam que isso não tornaria os Estados Unidos mais seguros e que parte da proibição violava a Constituição dos Estados Unidos.

Se a proibição de alguma forma ultrapassar os desafios legais e entrar em vigor, todas as viagens do TDSB, mesmo aquelas que já estão organizadas, serão canceladas, disse Malloy na quinta-feira.

Apesar de altos funcionários de segurança dos EUA terem dito ao Canadá, durante todo o processo de proibição, que os canadianos não seriam afetados, houve vários casos publicitados de cidadãos canadianos legais – a maioria do Québec – inexplicavelmente impedidos de entrar nos Estados Unidos, alguns dos quais estavam em viagens escolares patrocinadas.

Malloy observa que, se um estudante do TDSB, em qualquer das viagens já programadas para os EUA, vir negada a sua entrada, a viagem será efetivamente cancelada.

Até ao momento, uma direção escolar em Windsor-Essex, bem como a Ryerson University cancelaram viagens de estudante para os EUA, citando preocupações semelhantes.

Fonte: CP24