TD BANK BAIXA PREVISÕES ECONÓMICAS E PREVÊ OUTRO CORTE DA TAXA

(AP / Mark Lennihan)
(AP / Mark Lennihan)
(AP / Mark Lennihan)
(AP / Mark Lennihan)

O TD Bank está a cortar a sua previsão de 2015 para a economia do Canadá, devido à queda dos preços do petróleo, e está a prever que o Banco do Canadá vai cortar a sua taxa de juro diretora em mais um quarto de ponto percentual, em março.
Segundo a Canadian Press, o TD afirma esperar que a economia canadiana cresça dois por cento este ano, em comparação com a sua expectativa em dezembro de um crescimento de 2,3 por cento em 2015.
Para 2016, o TD estima um crescimento de 2,2 por cento.
Na semana passada, o Banco do Canadá surpreendeu os mercados financeiros quando reduziu a principal taxa de referência em um quarto de ponto percentual, para 0,75 por cento.
Os economistas esperavam que a taxa permanecesse em um por cento, como acontecia desde setembro de 2010, mas o governador Stephen Poloz justificou, ao anunciar a redução da taxa, que os baixos preços do petróleo eram “inequivocamente negativos” para a economia canadiana.
O preço do petróleo, que está a ser negociado por cerca de 45 dólares (o barril), está a menos de metade dos seus máximos do ano passado.
No seu relatório, o TD sublinha que os preços mais baixos do petróleo vão ter impacto tanto na produção como nos rendimentos.
O banco prevê que o preço de referência dos EUA será, em média, de 47 dólares este ano e 65 dólares em 2016, abaixo da sua previsão de dezembro de 68 dólares em 2015 e de 80 dólares no próximo ano.