TCDSB DESCOBRE DÉFICE INESPERADO DE $8.9 MILHÕES

A Toronto Catholic District School Board Chair, Jo-Ann Davis, numa foto de divulgação.
A Toronto Catholic District School Board Chair, Jo-Ann Davis, numa foto de divulgação.
A Toronto Catholic District School Board Chair, Jo-Ann Davis, numa foto de divulgação.
A Toronto Catholic District School Board Chair, Jo-Ann Davis, numa foto de divulgação

A Toronto Catholic District School Board (TCDSB) está a culpar os “cálculos imprecisos” e “lacunas no relatório financeiro” para (justificar) um défice de $8.9 milhões, que só foi descoberto quando uma equipa preparou documentos financeiros para uma próxima reunião do comité de auditoria, na semana passada, avançou a CP24 na quinta-feira.
A direção escolar tinha previsto, em junho, um superavit modesto de $292,000 para o ano escolar de 2013-2014, mas em 5 de novembro, os administradores foram informados de que o pessoal tinha inadvertidamente “pintado” um quadro muito mais otimista das finanças da TCDSB, resultando numa “posição de défice inesperado”.
Num comunicado à imprensa, emitido na quinta-feira, a direção escolar salientou que o défice não é o resultado de “conduta imprópria ou fraude por parte de qualquer pessoa, na diretoria da escola”, e que o “erro humano” é o único culpado.
A TCDSB está a trabalhar com responsáveis do Ministério da Educação para formular um plano de ação de recuperação do défice, e vai aceitar uma oferta da província para disponibilizar um consultor financeiro para guiá-los através do processo, de acordo com o comunicado.
Esta não é a primeira vez que a TCDSB se vê confrontada com um grande défice.
No ano letivo de 2008-2009, a direção escolar previu uma escassez de $5.12 milhões, o que levou a província a designar um supervisor para supervisionar a sua gestão financeira.
A fiscalização chegou ao fim, após uma nova lista de administradores terem sido eleitos em 2010.