TAXAS DE HEPATITE C EM CAPE BRETON ENTRE AS MAIS ALTAS NO CANADÁ

Cerca de 5.000 Nova Scotians têm hepatite C. (CBC)
Cerca de 5.000 Nova Scotians têm hepatite C. (CBC)
Cerca de 5.000 Nova Scotians têm hepatite C. (CBC)
Cerca de 5.000 Nova Scotians têm hepatite C. (CBC)

Cape Breton tem algumas das mais altas taxas de hepatite C no país e um quarto de todos os casos em Nova Scotia, de acordo com estatísticas de 2013, uma taxa que defensores da saúde querem que a província tenha conhecimento antes do Dia da Hepatite C.
Setenta por cento dos casos são atribuídos a pessoas que partilham equipamento para injetar drogas. Para ajudar a combater isso, a (campanha) troca de seringas em Cape Breton entregou 620 mil agulhas limpas no ano passado, mas as taxas de hepatite C continuam a crescer.
Christine Porter dirige o Centro de Ally e de troca de seringas. Ela diz que eles nem sempre obtêm o financiamento necessário.
Porter lembra que é hora dos governos se empenharem mais na redução do número de casos de hepatite C.
Cerca de 5.000 Nova Scotians têm hepatite C, mas Porter refere que o número é provavelmente muito maior. Ela explica que muitos utilizadores de drogas se recusam a ser testados por causa do estigma associado a ter hepatite C.
A doença ataca o fígado e Porter não concorda com especialistas que se recusam a tratar pacientes infetados, a menos que eles estejam limpos por seis meses.
Ela lembra, fazer com que essas pessoas fossem menos contagiosas reduziria o risco de propagação da doença.
Porter gostaria também que a província atuasse sobre pessoas que fazem tatuagens e perfuram sem seguir normas.
Terça-feira é dia da Hepatite C no Canadá.
Fonte: CBC News