
A taxa de inflação anual no Canadá situou-se em 0,1% em julho. A descida deve-se, sobretudo, aos preços da gasolina e das viagens de avião.
A taxa de inflação anual no Canadá desceu, situando-se nos 0,1% em julho. Os preços da gasolina e das viagens de avião continuam a contribuir para o desaceleramento.
Os dados foram divulgados pelo Statistics Canada na quarta-feira, dia 19 de agosto. A organização diz que os preços da gasolina caíram pelo quinto mês consecutivo. Uma descida de 14,9% em comparação com julho de 2019.
Em abril e maio, a taxa de inflação no Canadá registou valores negativos, algo que já não acontecia há quase uma década. Um cenário pouco agradável para o Banco do Canadá, cuja meta é uma taxa de 1 a 3%. Quando a inflação se situa abaixo desses valores, o banco tende a cortar as suas taxas de juro de referência, de forma a estimular a economia.
Além da gasolina, também os bilhetes de avião influenciaram a descida da inflação. Em julho de 2020, os preços das viagens aéreas desceram 8,6% face ao período homólogo do ano passado. Segundo o Statistics Canada, também os alojamentos estão 27% mais baratos do que em 2019.
