SURTO DE PAPEIRA EM TORONTO SOBE PARA 62 CASOS

Um surto de papeira continua a espalhar-se na cidade de Toronto, numa altura em que o número de casos confirmados sobe para 62.

Em comunicado de imprensa divulgado na quinta-feira, a Saúde Pública de Toronto informa que a maioria dos casos afetam pessoas entre os 18 e 35 anos de idade. Além disso, cinco desses casos foram vinculados a escolas de ensino básico e secundário em Toronto, seja entre funcionários ou estudantes.

A Ryerson University confirmou dois casos de papeira no campus universitário no início desta semana. As outras escolas afetadas incluem: a King Edward Public School, Hodgson Senior Public School e o Forest Hill Collegiate.

A saúde pública de Toronto especifica que o surto inicial começou em fevereiro, inicialmente com 14 casos, mas esse número tem vindo a crescer desde então. Suspeita-se que o surto inicial está ligado a bares e restaurantes no extremo oeste da cidade, particularmente entre a Queen Street e King Street, desde a Spadina Avenue até à Dufferin Street.

No comunicado de imprensa, a Saúde Pública de Toronto acrescenta que Toronto está a assistir a uma propagação da papeira mais generalizada na comunidade.

A papeira é uma infeção viral que é tipicamente encontrada na saliva e gotículas respiratórias. É transmitida através da tosse, espirros e ao entrar em contato com a saliva de uma pessoa, partilha de bebidas ou utensílios, comida ou garrafas de água, ou durante a troca de beijos.

Além disso, um fator principal que contribui para os surtos desta infeção é estar num ambiente lotado ou estar em quartos próximos consistentemente com uma pessoa que tem a papeira.

Os sintomas do vírus incluem febre, inchaço das glândulas salivares, perda de apetite, dores de cabeça e baixa energia.

Em casos mais graves, a papeira pode produzir infeção no cérebro, inchaço doloroso dos testículos ou ovários, pancreatite ou perda de audição.

A Saúde Pública de Toronto está a pedir aos Torontenses que contactem o seu médico de família para saber se eles estão devidamente vacinados. Os nascidos entre 1970 e 1992 devem especialmente verificar os seus registos de vacinação, pois podem ter recebido apenas uma das duas doses vitais quando eram crianças.

Fonte: CTV Toronto