SURTO DE E. COLI ADOECE PELO MENOS 24 PESSOAS EM 4 PROVÍNCIAS

Foto de arquivo. (AP Photo/dapd, Markus Hibbeler)
Foto de arquivo. (AP Photo/dapd, Markus Hibbeler)
Foto de arquivo. (AP Photo/dapd, Markus Hibbeler)
Foto de arquivo. (AP Photo/dapd, Markus Hibbeler)

A Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC, na sigla inglesa) está a alertar o público sobre um surto de uma forma potencialmente letal de E. coli, após pelo menos 24 pessoas terem ficado infetadas e cinco delas terem acabado hospitalizadas.
Os 24 casos de Escherichia coli O157 ocorreram entre 12 de julho e 8 de agosto, com o “pico” de doenças relatadas entre 25 de julho e 1 de agosto, de acordo com um comunicado da PHAC. A fonte das doenças ainda não foi identificada e a investigação está em curso.
A maioria dos que ficaram doentes (63 por cento) eram do sexo masculino, tinham uma idade média de 24 anos, e estavam localizados nas quatro províncias seguintes:
– Alberta (um caso)
– ova Scotia (dois casos)
– Ontário (sete casos)
– Quebec (14 casos)
O E. coli O157 pode levar a severas cãibras estomacais, diarreia aquosa ou sanguinolenta, vómitos, náuseas, dor de cabeça e febre ligeira. Os sintomas geralmente ocorrem dentro de 10 dias de entrar em contato com as bactérias.
A doença é mais grave em mulheres grávidas, em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, crianças pequenas e idosos, acrescentou o PHAC.
O E. coli O157 matou sete pessoas e adoeceu mais de 2.300 em 2000, em Walkerton, Ontário, onde o abastecimento de água potável foi contaminada.
Em março, um grupo de uma dúzia de infeções de E. coli através de Canadá foram pensadas ter sido causadas por vegetais de folhas verdes contaminados, disse na época o PHAC.
As fontes primárias de E. coli são carne ou produtos lácteos crus ou mal cozidos, ou frutas e vegetais que tenham entrado em contato com fezes de animais infetados.
Fonte: CTV News