SUNCOR E CANADIAN OIL SANDS ACORDAM NEGÓCIO DE 6,6 MIL MILHÕES DE DÓLARES

Imagem de arquivo. (THE CANADIAN PRESS/Jeff McIntosh)
Imagem de arquivo. (THE CANADIAN PRESS/Jeff McIntosh)
Imagem de arquivo. (THE CANADIAN PRESS/Jeff McIntosh)
Imagem de arquivo.
(THE CANADIAN PRESS/Jeff McIntosh)

A Suncor Energy aumentou a parcela de ações da sua oferta pública de aquisição da Canadian Oil Sands em 12 por cento, resultando em um acordo amigável de 6,6 mil milhões de dólares que termina uma batalha pública entre as duas empresas sediadas em Calgary.

A Suncor está agora a oferecer-se para trocar 0,28 cêntimos de uma ação por cada ação da Canadian Oil Sands – acima de 0,25 cêntimos de uma ação da Suncor por cada ação da COS.

Porque a oferta é essencialmente uma troca de ações, o seu valor monetário irá flutuar. Com base no preço das ações de encerramento de sexta-feira da Suncor, a nova oferta valia 8,74 dólares por ação da COS, acima dos 7,81 dólares sob a fórmula original.

A porção de ações teria um valor de 4,2 mil milhões de dólares, acima dos 3,8 mil milhões de dólares sob a velha fórmula, se todas as ações da COS são colocadas em leilão. O valor total do negócio inclui 2,4 mil milhões de dólares em dívida que a Suncor irá assumir.

As empresas emitiram uma declaração conjunta dizendo que ambos os conselhos de administração e o principal investidor da Canadian Oil Sands, Seymour Schulich, estão a apoiar a oferta revista, que irá expirar às 16:00 horas (MT) – (18:00 ET) em 5 de fevereiro – nove dias depois do prazo de 27 de janeiro que a Suncor definiu após a sua oferta original não ter conseguido reunir apoio suficiente dos acionistas da COS.

Schulich fez lobby contra a oferta anterior da Suncor e comprou anúncios de página inteira em vários jornais importantes para aconselhar os colegas acionistas a rejeitar o preço que fora originalmente oferecido.

Agora, Schulich disse na mesma declaração que ele encorajou outros acionistas da COS a acompanhá-lo em aceitar a nova oferta, que ainda está sujeita a certas condições.

A Suncor quer, pelo menos, 51 por cento das ações da COS – uma condição relaxada desde que o pedido original procurava, pelo menos, 66,6 por cento. A administração da Canadian Oil Sands concordou em pagar uma “break fee” de 130 milhões de dólares à Suncor se certas condições não forem atendidas.

Se aceite, a Suncor vai tornar-se, de longe, o maior acionista no complexo de areias betuminosas Syncrude, que é operado pela Imperial Oil.

Fonte: Canadian Press